15 de mai. de 2013


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

III WEB CURRÍCULO PUC/SP - Educação e Mobilidade

Seminário 12, 13 e 14/11/2012

Professora Denise 2ª da esquerda para direita. Parabéns pela belíssima apresentação.
Equipe do Tocantins!

RELATÓRIO
III SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO
Educação e Mobilidade

O III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade – foi realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012, sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e da Faculdade de Educação. Com o objetivo de apresentar e dialogar sobre questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo com a integração de mídias e tecnologias digitais móveis, a utilização de recursos disponíveis na web (wiki, blog, sites participativos, metaversos, realidade aumentada, mobilidade etc.) e de trazer para o debate, elementos, potencialidades e limites das novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimento. 
O Seminário contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais que contribuíram significativamente nas discussões sobre o uso das tecnologias na Educação. Entre eles destacam-se: Maria Elizabeth Bianconciini de Almeida, coordenadora geral do evento da PUC/SP; Juan Carlos Tedesco, ex-ministro da Educação da Argentina; Paulo Dias, reitor da Universidade Aberta de PortugalBento Duarte da Silva, diretor do Instituto de Educação da Universidade do MinhoMiguel Brechner, presidente do Projeto Ceibal do UruguaiMaria Helena Cautiero H. Jardim, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Léa Fagundes, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para Juan Carlos Tedesco, é importante olhar para o passado neste tempo de reformas, de avanços e retrocessos na Educação, olhando para o futuro com esperança. Ele ressalta que é preciso ter clareza do que queremos e saber para onde caminhamos, fala ainda da visão fundamentalista e individualista que assombra a Educação. E sugere que aprendamos a viver juntos, formando sujeitos da ação social, dotados não só de conhecimentos, mas de ética.
Juan acredita que o uso das tecnologias seria uma resposta na qualidade da Educação. Um dispositivo pedagógico na construção e inovação da Educação. Para isso,“precisamos levantar âncora e tomar a bússola, para saber com mais clareza aonde vamos e para quê vamos”.
O Tocantins foi bem representado por uma equipe composta de 14 participantes,entre eles professores da rede Municipal e Estadual que apresentaram resultados de 22 trabalhos sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas com os laptops nas escolas contempladas com o Projeto UCA – Um Computador por Aluno. A Escola Municipal Crispim Pereira Alencar apresentou os projetos “Ler parlendas é muito bom!” de autoria da Profª Denise Costa Cardoso e “Folclore: vivência e saberes da comunidade” de autoria da Profª Magda Stael de Oliveira da Silva. O Tocantins foi o estado com o maior número de participantes e parabenizado pelos palestrantes, organizadores e demais participantes do evento.
A participação dos professores no seminário foi de suma importância, pois intensificou e valorizou os trabalhos realizados na sala de aula. Além de ressaltar a relevância e a necessidade que temos em articular Educação e Cultura. Observou-se diante dos relatos das práticas que o professor não é resistente às mudanças, desde que lhes sejam dadas as condições para tal.
Professora Denise Costa Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário